Como eu faço trading na bolsa de valores

Caro leitor, vou compartilhar o método de trading que eu uso na bolsa de valores e explicar-te como podes aplicá-lo por ti próprio.

Mas primeiro, eu quero explicar algo importante.

Os supostos benefícios de comprar ações num preço baixo e vendê-las num preço alta na bolsa de valores é uma mentira. Uma falácia. Uma miragem.

Porque é que “comprar num preço baixo e vender num preço alto” não funciona?

No cenário dum mundo perfeito, o investidor prudente descobre uma empresa saudável que tem sido negligenciada por outros investidores levando-a a um preço ridiculamente baixo.

Eles compram essa ação a um “preço baixo” e, em seguida, esperam pacientemente para que o resto do mundo perceba o erro e começam a compra as ações dessa empresa.

Após o preço das ações subir ate ao preço desejado, eles vendem-nas e procuram repetir o mesmo com outra empresa.

Eu admito que soa muito bem. E isso pode acontecer de vez em quando. Mas na maioria das vezes as ações de uma empresa podem não estar a ser negligenciadas.

O seu preço está a ir para baixo por alguma razão muito boa, e muita das vezes só se sabe essa razão quando já não se pode fazer nada.

E sim, no inicio eu comprava ações pelo fascínio de comprar num preço baixo e vender num preço alto como se fosse a receita para o sucesso no trading na bolsa de valores.

No entanto, após os primeiros anos de futilidade, encontrei um caminho melhor e mais lucrativo.

Mas antes de chagar ai, vamos jogar um pequeno jogo.

Qual a empresa mais barata?

finviz
Empresa A
finviz
Empresa B

Estas empresas pertencem a mesma industria.

No entanto a empresa A esta com o preço descendente e a B com o preço ascendente.

Então, qual é a empresa com o preço da ação mais barata?

Muitos poderão dizer que é a empresa A porque faz intuitivamente sentido, pode haver até quem diga que é B, mas querem que vos conte um segredo? Cá vai:

Nenhuma das empresas é mais barata ou mais cara, o que importa é a tendência do preço.

A tendência do preço é a única coisa que importa por uma razão muito boa: Toda a informação disponível sobre a empresa está refletida no preço das suas ações.

O “caro” ou “barato” é uma questão de perspectiva.

Logo, quando eu olho para um preço das ações duma em empresa em tendência para cima eu assumo o preço como barato e, quando eu vejo o preço das ações duma empresa em tendência para baixo eu assumo o preço como caro.

Dessa forma negocio ao contrario do que a maioria dos participantes do mercado pensa. E com sabemos, a maioria dos participantes no mercado não faz dinheiro nele, não é verdade?

O meu método de trading na bolsa de valores.

O meu método é a combinação de 2 elementos:

1) Tendência fundamental: Quando as empresas estão num tendência positivo de ganhos, isso significa que tudo está ir bem.

Ou seja, elas têm uma ótima equipe de gestão, produtos e serviços de qualidade, funcionários felizes e clientes satisfeitos.

Estes aspectos têm uma qualidade de auto-reforço que irá manter a empresa na direção certa por um longo período de tempo.

O resultado é uma série de relatórios de ganhos positivos bem acima das expectativas e um preço das ações em alta.

2) Tendencial técnica: Isaac Newton está certo. “Um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.”

Portanto, deves procurar ações cujo preço tem estado a subir. Não apenas nas últimas semanas, mas durante um trecho mais longo.

Então, dessa forma sabes que não é um acaso. Isto aumenta extremamente a tua probabilidade de sucesso.

Onde encontrar empresas com estas características?

A fórmula acima irá levar-te pelo caminho certo. No entanto, em um mundo com mais de 10000 ações para escolher, não é fácil encontrar essas empresas.

Felizmente, existe uma coisa chamada Stock Screener.

O Stock Screener é onde tu colocas certos parâmetros ou características das ações que andas a procura, há bastantes sites que oferecem essa ferramenta extraordinária, eu costumo usar o screener do site finviz.com.

Na imagem a baixo estão os parâmetros do meu Stock Screener:

Stock Screener

A base do meu Stock Screener está na secção Technical:

Performance: Procurar empresas que valorizaram mais de 10% no ultimo trimestre.

Performance 2: Que estão com uma valorização positiva no ultimo mês.

200-Day Simple Moving Average: E que a media móvel simples de 200 períodos esteja abaixo de media móvel simples de 50 períodos.

Desta forma só vão aparecer empresas que têm o preço das suas ações em tendência técnica.

Na secção Fundamental eu uso os seguintes parâmetros para encontrar empresas em tendência fundamental:

Return on Equity: Empresas que conseguem ter lucro com o dinheiro dos acionistas.

Gross Margin: que conseguem ter uma relação de custo da produção com o lucro das vendas positivo.

EPS growth qtr over qtr: que tem um crescimento de ganhos por ação trimestre após trimestre positivo.

Sales growth qtr over qtr: e que o carecimento das vendas seja positivo trimestre após trimestre.

Depois na secção descriptive é completamente opcional, eu apenas tenho preferência por ações que estejam abaixo de 10$ por ação.

Com este screener a lista de empresas que vão aparecer de momento são as seguintes:

bolsa de valores

Agora posso ir a correr para minha corretora e investir nessas empresas?

Nem pensar, antes tens de decidir como vais gerir o teu dinheiro. Eu recomendo que não escolhas mais de 10 empresas para negociar e que não coloque mais de 5% do teu capital em cada uma delas.

Ou seja imaginemos que tens uma conta de 2000€ o tamanho da tua posição em cada empresa não pode ser maior de 100€.

É também boa ideia usar um Stop Loss, eu uso um Stop Loss de 40%, ou seja se as ações duma empresa desvalorizar 40% a partir do preço onde comprei inicialmente, simplesmente saio da posição.

E como estou a usar 5% do meu dinheiro em cada trade, isso corresponde apenas a uma perda de 2% do total do meu capital.

Também é bem pensado ter uma meta de lucro, eu uso um trailing stop de 40%, e fecho metade da posição caso as ações valorizem 100% (Acontece mais vezes do que imaginas).

Agora que conheces o método de trading que uso na bolsa de valores, estou ansioso para ouvir a tua historia de sucesso. Espero por ela.

Ao teu sucesso

O trader

Tens alguma duvida sobre este artigo? Envia um email para: otrader.pt@gmail.com ou deixa um comentário.

PS. Caso não tenhas uma conta numa corretora da bolsa de valores eu recomendo-te esta -> https://www.degiro.pt

PS 2. O meu artigo não deve ser visto como uma recomendação, seu único propósito é educar. O otrader.pt não se responsabiliza por qual perda ou lucro que possas ter ao seguir este método.

9 comentários em “Como eu faço trading na bolsa de valores

  1. cara: parabéns, és um fenômeno. Você ensina uma técnica e não cobra nada. Estou a dois anos tentando comprar uma ação no Brasil e até tenho conta na corretora xp, mas nada. Não começo. Mais: conheço análise gráfica, de alta/baixa…indicadores como o próprio moving average, volumes etc..e nem assim saí do lugar. Espero observar com mais cuidado o seu material e quem sabe me animo a começar…pelo menos conta na corretora já tenho e alguns reais pra investir.

    • Caro Salvador, obrigado pelas palavras. Fico contente que tenhas gostado do meu artigo. Quando se ganha dinheiro com um método não há necessidade de o vender para se ganhar dinheiro. Sabes, o mais fácil é aprender análise técnica e conhecer os indicadores e por ai fora, onde tens de focar a tua aprendizagem é na gestão do risco. Quando se entende melhor sobre gestão de risco, mais confiante e propenso ficas a começar a negociar nos mercados financeiros. Gerir o risco é o que torna o trading algo agradável de se fazer. Sucesso.

  2. Boa tarde,
    Post muito interessante.
    Com base na estratégia definida, que frequência recomenda para re-análise da carteira e de novas oportunidades ?
    Sucesso.

    • Podes fazê-lo da forma que te sentes mais confortável, se queres um juro composto mais agressivo podes fazê-lo mensalmente, mas podes também fazê-lo trimestralmente, semestralmente, mas não mais de anualmente. A ideia aqui e fazer trading e não ser um investidor a longo termo. O período de tempo do rebalanceamento da carteira é algo psicologicamente pessoal.

      • Mas se fosse assim tão simples, toda a gente que visse este post ganhava dinheiro…de certeza que existe mais coisas e importantes por detrás do que dizes neste post.

        • Sim, há algo de verdade no que disseste. Há muita gente que usa a estratégia Warren Buffett por exemplo, e mesmo assim não tem sucesso. Isso porque o Warren Buffett tem um talento especial para escolher as empresas em que investes-te e tem uma paciência incrível. Numa lista de 20 empresas ninguém vai escolher uma lista igual de 10 empresas eu até prefiro, não escolher mais de 5 empresas para não diluir muito o meu dinheiro. Depois a maneira como se faz gestão do dinheiro e do rebalanceamento da carteira, são fatores que vão influenciar os resultados de cada um. Podes ver os resultados da minha estratégia comparada com o S&P500 nos últimos 3 anos, neste link aqui -> http://bit.ly/2rU8jmM Como se pode verificar eu não acabei todos os meses com lucro, isso para muitos é psicologicamente inaceitável. Mas seja como for, eu acredito que a base da minha estratégia vai ajudar-te a tomar melhores descrições do que sem ela. Sucesso.

Deixe um comentário