Como podes trabalhar a tua mente para a resolução de problemas

Dizem que Albert Einstein costumava dizer:

“Nós não podemos resolver um problema com o mesmo estado mental que o criou”.

Para resolver um problema é precisa ter a habilidade de criar uma mente nova. Se quiseres efectuar uma mudança, é preciso olhar para a situação com uma visão original fora dos teus condicionamentos.

Em baixo tens algumas maneiras que eu uso para estimular as minhas perspectivas:

Quebra os padrões

Padrões são raramente fáceis de quebrar, mas quebrar um padrão é uma maneira esplêndida de encontrar uma nova solução para um problema. Quebra os padrões de pensamentos antigos. Tenta uma nova maneiras de fazer uma tarefa. Faz uma caminhada aleatória e não habitual para pensar sobre ideias, e podes descobrir novas soluções.

Altera pequenos comportamentos habituais. Em vez de ir imediatamente para o teu computador quando chegas a casa, se esse for um dos teus hábitos, faz outra coisa. Alterar um comportamento, mesmo um pequeno, muitas vezes muda o teu processo de pensamento. Desta forma podes ser capaz de estimular o teu génio, isso pode ajudar-te a descobrires novas possibilidades sensacionais.

Desafia os teus obstáculos

Deixa de lado a noção de que não tens tempo suficiente, energia, dinheiro ou disciplina para fazer o que é preciso para ter sucesso. Pergunte frequentemente a ti mesmo: “Que crenças, ideias e actividades estão a impedir o meu progresso?”, “O que devo mudar para anular esses obstáculos?”

Por exemplo, um dos meus maiores obstáculos é acreditar que não tenho tempo suficiente. Quando eu desafio esse pensamento faço mais coisas acontecerem.

Argumenta contigo próprio

Pensa em ambos os lados de um problema. Negociar nos mercados financeiros ajuda-me bastante com esta habilidade. Como um lutador de boxe que antecipam cada soco de um oponente.

Quanto mais antecipares as ideias opostas e os seus impactos, melhor preparado ficas para criar uma estratégia para o sucesso e evitar golpes táticos. Por exemplo, os traders financeiros bem-sucedidos gastam tanto tempo na mente do mercado oposto à sua posição no mercado, como gastam na sua própria mente.

Questiona cada suposição

Outra dita citação de Einstein de que eu gosto é:

“O importante é não parar de questionar”.

Uma mente que questiona tem maior probabilidade de obter respostas.

Reflecte em como podes trabalhar a tua mente para enfrentar um determinado desafio. Não podes encontrar uma solução instantânea, mas ao mudares as possibilidades em jogo vais permitir que o teu cérebro encontre uma solução mais tarde. Novos padrões de comportamento e novas formas de pensar, poderão estimular o génio que há em ti.

Ao teu sucesso

O trader

4 comentários em “Como podes trabalhar a tua mente para a resolução de problemas

Deixe um comentário