A importância de ter uma diário de trading

Quando eu comecei a negociar no mercado financeiro, eu não tinha um diário de trading. Eu só queria ganhar dinheiro e achava que um diário de trading era completamente desnecessário.

Mas agora ao olhar para trás, é me claro que eu estava errado em relação a isso. Na verdade, era minha insistência em não usar um diário de trading que impedia o meu progresso.

Durante muito tempo, eu estive a perder dinheiro no mercado sem entender o porquê. Foi só mais tarde quando comecei a usar um diário de trading que percebi que estava a repetir os mesmos erros sem estar ciente disso.

Agora, deixa-me perguntar-te:

Tu acha que estás a repetir os mesmos erros no trading?

Antes de responderes, tem em mente que a maioria das pessoas dirá que não. Quando incertas, as pessoas tendem a dar a resposta mais confortável para elas.

Então… Tu acha que estás a repetir os mesmos erros no trdaing?…

O ponto a que eu quero chegar:

Independentemente da tua resposta, como sabes se é a verdade?

A subjetividade impede o progresso

Se achas que estás a repetir os mesmos erros, como sabes que é esse de fato o caso? Da mesma forma… Se acha que não estás a repetir os mesmos erros, como é que sabes?

Nós tendemos a responder a perguntas como essas de forma espontânea.

Infelizmente, as pessoas tendem a ver o que querem ver e a acreditar no que querem acreditar. A subjetividade impede o progresso!

Quer queiras ou não, a maneira mais confiável de te lembrares das decisões de negociação é anotá-las. Desta forma, essas decisões não serão coloridas por nossos preconceitos mentais e emocionais quando tentamos lembrá-las mais tarde.

Isto, em essência, é a função dum diário de trading. Ele ajuda-nos a observar nosso desempenho no trading sem as nuvens da subjetividade emocional.

Se eu puder usar uma analogia, manter um diário de trading atualizado é como dirigir um carro com os pára-brisas limpos. Podemos facilmente dizer onde estávamos, e para onde estamos a ir.

Por outro lado, negociar sem um diário de trading é como dirigir um carro com os pára-brisas sujos. Podemos pensar que sabemos onde queríamos estar, mas na realidade estamos num sitio completamente diferente do que tínhamos em mente.

Por isso, usar um diário de trading e actualiza-lo são as duas coisas mais importantes que podemos fazer para evoluir no trading.

O que escrever no diário?

O objetivo final dum diário de trading é fornecer uma maneira objetiva para conferir a nossa resposta à pergunta: eu segui o meu plano de trading?

Assim, registamos, quando entramos num trade:

• Uma imagem do gráfico
• Os níveis de entrada, stop loss e meta de lucro
• Qualquer razão fundamental que te levou a abrir o trade

Depois do trade estar fechar, é só registar:

• Uma imagem do gráfico
• Registar no gráfico onde o trade foi fechado
• Responde à pergunta: eu segui o meu plano de trading?

E é isso.

Ao fazermos isso, teríamos uma série de trades para rever no final de cada mês.

Ao rever cada trade, perguntamos:

Porque perdi este trade? O que fiz de errado? Eu senti falta ou esqueci-me de alguma coisa? Isso é um erro aceitável? Era evitável? Ou; Por que ganhei este trade? O que fiz certo?

Se podes fazer isto de forma regular, estarás bem à frente da maioria dos traders. Simplesmente porque estarás a melhorar com base em uma medida objetiva enquanto a maioria continua a depender das memórias subjetivas e espontâneas.

Mais uma vez, não posso deixar de enfatizar a importância de manter uma actualização periódica do diário de trading. Se eu tivesse que escolher uma coisa que me ajuda a melhorar meu desempenho no trading isto seria o que eu escolhia: actualização periódica do diário de trading.

Infelizmente, manter um diário de trading é muitas vezes considerado o aspecto mais chato do trading, e é por isso que a maioria das pessoas o negligencia.

A boa notícia é que, uma vez que começas a descobrir os erros que estás a repetir (Através do teu diário de trading), o processo rapidamente se tornará agradável e talvez até um pouco viciante.

Ao teu sucesso

O trader

2 comentários em “A importância de ter uma diário de trading

Deixe um comentário